O analema solar

O Analema solar traduz o efeito da variação da posição do Sol ao longo de um ano (que como já foi referido resulta da excentricidade da órbita terrestre e da inclinação do eixo de rotação relativamente à eclíptica). Numa análise simples o analema representa o tempo de atraso ou de adiantamento do Sol em relação à sua passagem meridana: ou seja traduz a diferença do comprimento dos dias solares e portanto, a já referida Equação do Tempo que estabelece a diferença entre o tempo solar verdadeiro e o tempo solar médio.

Analisando a figura do Analema notar-se-á que a parte da curva correspondente ao Outono e Inverno é um pouco mais larga que a parte correspondente à Primavera e ao Verão. Isto verifica-se porque em Janeiro a Terra está mais próxima do Sol e, por isso, a sua velocidade angular orbital será também maior como nos diz a 2.ª  Lei de Kepler.

analemme dicicco

A célebre fotografia de Dennis di Cicco representando as sucessivas posições do Sol num mesmo local à mesma hora durante um ano.

A sequência seguinte de imagens é demonstrativa da diferença entre uma órbita circular com velocidade constante e a órbita elíptica da Terra.

a1a2

a3a4

a5a6

a7a8

a9a10

a11a12

simulador sol