Classe

Designação

 Altura 

(km)

Descrição

Nuvens Altas

Cirrus (Cirro)

7-18

image002

São formadas por cristais de gelo apresentando-se brancas e fibrosas.

Cirrocumulus (Cirrocumulo)

7-18

 image003

São formadas por cristais de gelo apresentando-se esbranquiçadas e arredondadas.

Cirrostratus (Cirrostrato)

7-18

image004

São formadas por cristais de gelo apresentando-se como um véu diáfano extenso e que pode originar halos em volta do Sol.

Nuvens Médias

Altostratus (Altostrato)

2-7

image007

São formadas por cristais de gelo ou gotas de água muito fria cobrindo em geral a totalidade do céu. Com aspeto azulado ou cinzento tornam a luz solar muito ténue e não se formam halos.

Altocumulus (Altocumulo)

2-7

image009

São formadas por gotículas de água e quase nunca ultrapassam e aprentam-se como nuvens brancas ou cinzentas em pequenos tufos ou bandas paralelas.

Nuvens Baixas

Stratus (Estrato)

0-2

image011

É uma camada uniforme de nuvens cinzentas cobrindo todo o céu.

Stratocumulus (Estratocumulo)

0-2

image013

São formadas por gotículas de água e aprentam-se cinzentas ou esbranquiçadas e estão associadas a chuvas fracas. Normalmente consegue ver-se céu azul nos espaços entre elas.

Nimbostratus (Nimbostrato)

0-4

image015

São formadas por gotas de chuva, cristais ou flocos de gelo com cor bastante escura. Provocam períodos de chuva contínua, fraca a moderada.

Nuvens com desenvolvimento vertical

Cumulonimbus (Cumulonimbo)

0-3

image017 

Com grande desenvolvimento vertical apresenta a forma de uma bigorna. O topo é constituído de cristais de gelo, enquanto a base é constituída de gotículas de água. Estão associadas a tempestades: trovoadas, aguaceiros, granizo e tornados.

Cumulus (Cumulo)

0-3

image019

São constituídas principalmente por gotículas de água e apresentam-se, em geral, isoladas, com cor branca, base horizontal e contornos bem definidos. Geralmente não provocam chuva.